As praias do litoral norte de São Paulo são praticamente paraísos perdidos. Ainda mais no meio da mata Atlântica. Estou falando das praias que encontramos na Trilha das 7 Praias de Ubatuba.
Claro que Ilhabela e Maresias também tem seus paraísos mas Ubatuba não fica para trás. Inclusive fiquei surpreendida por passar nessas praias e estarem praticamente vazias em pleno feriado!
A trilha das 7 praias tem 10 km de extensão mas descansando em cada parada, nem se nota o quanto andou.
Sobre a Trilha das 7 Praias
A trilha tem dois níveis: fácil e difícil. Mas como assim?
Começando pela Praia da Lagoinha e andando até a Praia Grande do Bonete, a trilha é fácil. Saindo da Bonete até a Praia da Fortaleza, passará por duas trilhas bem difíceis. Aliás, o recomendado é ir com guia nessas duas últimas.
Ou seja, da Lagoinha até a Bonete: aprovado! Vá sem medo que a trilha é de terra batida, bem aberta e segura.
Agora, saindo da Bonete para ir as praias Deserto, Cedro e Fortaleza: chame um guia. Por que isso? Além de correr risco de acidente, a mata tem cobras venenosas e, segundo um morador, há boatoxx de onça!
Eu fiz a trilha completa com minha prima e não imaginávamos que era tão complicada e arriscada. Sim, devíamos ter nos informado melhor. Os sites que procurei, não falaram desses perigos. Por isso, quero deixar o alerta aqui!
Ida e volta da Trilha das 7 Praias
Começaremos da Lagoinha mas é claro que poderá começar pela a Praia da Fortaleza também.
Para chegar na praia da Lagoinha, basta pegar o ônibus Caraguatatuba que sai do centro de Ubatuba. A passagem custa por volta de R$ 8.
Peça ao motorista para parar na Praia da Lagoinha.
Descendo no ponto, do outro lado da estrada terá um condomínio. Pode entrar nele, virar a primeira direita e no final virar a esquerda. Após isso, só ir reto que estará na praia. Essa caminhada dura menos de 10 minutos. Já o tempo do ônibus, cerca de 50 minutos do centro de Ubatuba até o ponto de descida da Lagoinha.
A volta (da Praia da Fortaleza até o centro de Ubatuba), preste atenção nos horários do ônibus! Só tem um ônibus que sai da Fortaleza para o Centro e ele passa pontualmente as 16h30, 19h30 e o último só depois das 23h.
Claro que você pode optar por subir 8km até a Praia Dura e pegar qualquer ônibus sentindo Ubatuba. Porém são OITO QUILÔMETROS. Aposto que depois de 10km de trilha, ninguém quer andar mais 8km.
Uma opção bem-vinda é pegar carona com algum morador. Sério, super comum e eles são muito gente boa!
No final deste post deixarei os dois mapas com o trajeto dos ônibus. Obrigada de nada.
Agora vamos as praias que conhecemos no caminho. Já aviso logo que é uma mais linda que a outra:
1 – Praia da Lagoinha
Só por visitar essa praia já vale o passeio. O mar não tem ondas, a água é morna e super limpa, tanto é que vimos peixes e até tartaruga!
Há quiosque na Lagoinha, então é ótima para passar o dia. Porém, para quem quer conhecer mais 6 praias lindas, pegue a trilha que fica do lado esquerdo da praia.
Antes de ir para a trilha, certifique-se que tenha água e comida. Caso contrário, já se abasteça pois as demais praias não tem essa infraestrutura.
Dica: do lado esquerdo tem algumas pedras que criam uma “divisão” como se fosse seu lugarzinho particular. Para chegar lá tem que ir andando pelo mar mesmo (não que nem Jesus, claro). O nível do mar é baixo durante a manhã e bate na canela no máximo. A tarde é hora de voltar pois, o nível começa a subir bastante.
2 – Praia do Oeste (Prainha)
Saindo da Lagoinha, em 15 minutos de caminhada fácil, se chega na Praia do Oeste. Ela é uma praia pequena e com bastante pedras e areia fina. Mas é bonita e ótima para tomar um solzinho e ficar tranquilo pois, o movimento é bem menor.
3 – Praia do Peres
Praticamente do lado da Praia do Oeste, está a Praia do Peres. Na verdade, é até difícil distinguir uma da outra pois, são bem parecidas. A praia do Peres tem um quiosque simples e há casas de moradores, além de barcos de pesca.
4 – Praia do Bonete
Essa quarta na verdade se divide em duas: Praia do Bonete e Praia Grande do Bonete. Então seria trilha das 8 praias mas não sei o porquê de desconsiderar uma delas.
A Praia do Bonete ou Bonetinho, é pequena e é maravilhosa! A água é tão azul e calma. Mesmo nadando bem distante ainda é “raso” e dá para ver a areia de tão clara que é a água.
Como se não bastasse, estava vazia. Praticamente um sonho!
Andando pela trilha, alguns minutinhos depois, está a Praia Grande do Bonete. Essa sim é umas 3 vezes maior que a Bonetinho.
No começo parece menos bonita que a anterior, até que andando mais por ela, percebe-se a beleza. A água vai do azul até o verde e trás a mesma sensação que a Bonetinho. O dia já pode se encerrar por ela mesmo.
Depois da Bonete vem as trilhas difíceis, ou como gosto de chamar, trilhas do THE MONIO. Seguindo o lado esquerdo da praia terá placas com os avisos “Bar 100 metros” e “Praia do Cedro 3km”. Decisão difícil, não?
A primeira trilha do The Monio que conheci foi a Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis.
5 – Praia Deserta
A trilha para chegar na Deserta/Cedro é bem difícil. Pois tem uma subida ingrime e alguns acessos mais complicados. Bem cansativa.
Como o nome diz, ela é deserta. Até porque o acesso a ela é difícil e não é todos que encaram. A Deserta é procurada por campistas que querem um paraíso para eles. Quanto a chuveiro, sem preocupações porque do lado está a Praia do Cedro que tem um chuveiro!
6 – Praia do Cedro
Cuidado ao nadar nessa praia pois ela é de tombo, então já sabe, do nada aparece um buraco no meio do mar.
Como disse anteriormente, ela é vizinha da Praia Deserta. O que separa as duas são algumas rochas.
Além do chuveiro tem uma casa lá, mas não cheguei a me informar ser era de moradores ou para campistas.
7 – Praia da Fortaleza
Saindo da Praia do Cedro, terá a última trilha que é bem complicada e tem vários troncos caídos pelo caminho. Diferente da trilha anterior, ela tem menos subidas mas em compensação os obstáculos superam.
Ainda por cima, a trilha é mais longa. Mas vale a pena o esforço, pois logo está na Praia da Fortaleza.
Essa praia é muito bem estruturada, tem poucas ondas e é ótima para a família. Porém, foi a que menos me agradou mesmo sendo linda também.
Fim! Pode pegar seu bus de volta para Ubatuba e descanse o dia seguinte, caso não tenha hábito de trilhar.
O que levar para a trilha
- Vá de tênis ou bota de trilha;
- Protetor solar;
- Repelente;
- Bastante água;
- Lanches e frutas;
- Boné ou viseira;
- Óculos de sol;
Espero que tenham gostado das dicas e faça uma boa trilha com segurança!
Centro de Ubatuba para Praia da Lagoinha
Praia Dura até o Centro de Ubatuba
Desenvolvedora de aplicativos, leitora de romances históricos e fantasias, apaixonada por animais, voluntária de abrigos para cães e gatos e viaja para escrever mais e incentivar outros a fazerem o mesmo.
2 comentários para “Tudo o que você precisa saber sobre a Trilha das 7 Praias de Ubatuba”