Por que o Tanabata Matsuri é um festival imperdível? (Festival das estrelas de GRAÇA)

O Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas, é um evento tradicional que acontece anualmente na Liberdade – São Paulo. As ruas ficam lindas, cheias de kussudamas que são os ramos de bambu onde as pessoas colocam seus pedidos e agradecimentos em papeis coloridos (Tanzaku), para depois amarrá-los nas árvores. No final do evento, esses bambus são levados e queimados, para que a fumaça leve os pedidos até as estrelas.
Há também um palco onde ocorrem apresentações, barracas com comidas e bebidas típicas japonesas.

Quer conhecer outro lugar tradicional totalmente oriental? O Templo Zu Lai tem um pedacinho na Liberdade, mas o encanto total fica em Cotia!

 

A Lenda do Tanabata Matsuri

A lenda do Tanabata Matsuri, passada de geração para geração, conta a história de Orihimi e Hikoboshi, duas estrelas.
Orihimi morava próxima da Via Láctea e vivia triste por não ter tempo para se apaixonar Seu pai, Senhor Celestial, comovido com a tristeza da filha, decidiu apresentá-lhe o par que julgou ser o melhor. Ele era o Hikoboshi e logo apresentados, se apaixonaram e casaram. Porém, a situação não ficou boa pois, os dois não faziam mais suas obrigações e viviam só de amor. O Senhor Celestial não gostou nada disso e ordenou que se separassem, morando cada um num canto da Via Láctea.
Contudo, permitiu que se encontrassem uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês. Mas deveriam realizar neste dia os pedidos vindos da Terra.

Orihimi e Hikoboshi representam as estrelas Vega e Altair, respectivamente, que se encontram uma vez ao ano.

 

O que fazer?

1 – Coma e beba bastante!

O que não falta é lugar para comer! Desde comidas típicas até comida brasileira, como churrasco e comida baiana. Por quê? Não sei hahaha.
Neste ano encontramos temakis, sushis, pastel (como sempre), yakissoba, sorvete frito (Oi? A cobertura é um tipo de caramelo frito e colocado no sorvete). A sensação do ano foi o Boba ou Bubble Tea, uma bebida com base de suco, matte ou yakult e bolinhas com sabor escolhido pelo freguês. Pode montar do seu jeito! O lugar fazia fila e nunca acabava. Ahh e não demorava para chegar a vez. Bem rápido.

Copos de Bubble Tea
Parada para o merchan: Isso é uma delícia!

 

2 – Faça seus pedidos

Geralmente os Tanzakus são vendidos por R$ 2,00 cada um. É nele que você escreve seus pedidos de acordo com a cor do papel. Depois amarra no bambu para que sejam atendidos.
Significado das cores de cada tanzaku:

Branco: paz;
Azul: Saúde;
Verde: Esperança;
Rosa: Amor;
Amarelo: Dinheiro;
Laranja: Felicidade;
Vermelho: Agradecimento;

Bambu com os tanzakus pendurados no Tanabata Matsuri.
Os bambus ficam lindos com todos os pedidos. Ah não vale ler o pedido do coleguinha, viu?!

 

3 – Veja as apresentações

No Tanabata Matsuri tem de tudo: canto, taikô (instrumentos de percussão japoneses), dança folclórica e outras apresentações musicais.
Vimos um dragão, parecido com aqueles dragões chineses, circulando pelas ruas.

Dragão japones sendo conduzido pelas ruas no Tanabata Matsuri
Vimos de bem longe mas já foi ótimo!

 

4 – Compre amuletos e outras coisinhas típicas

Estão em todos os lugares: amuletos de todos os tipos, itens de decoração, roupas e várias outras coisas. Não comprei nada este ano, até porque tinha comprado algumas coisas iguais ano passado. Mas fiquei na vontade do mini tanabata. Esse mini tanabata é uma versão beeeem menor dos enfeites que ficam pendurados no alto das ruas. Você já deve ter visto pois sempre são alvos de fotos de todos que vão lá.

 

Informações

Local: Liberdade

Datas: Este ano ocorreu nos dias 15 e 16 de Julho. Ano que vem não temos o dia certo mas, fique atento pois sempre é em Julho!

Horários: Geralmente das 10h às 19h no sábado e das 11h às 18h no domingo (tem que esperar confirmação todos os anos).

Desenvolvedora de aplicativos, leitora de romances históricos e fantasias, apaixonada por animais, voluntária de abrigos para cães e gatos e viaja para escrever mais e incentivar outros a fazerem o mesmo.

Deixe uma resposta

1 comentário para “Por que o Tanabata Matsuri é um festival imperdível? (Festival das estrelas de GRAÇA)”