Por que ir no Planetário do Parque Ibirapuera?

Ibirapuera é um marco da Cidade de São Paulo. Quem mora em São Paulo ama, quem não mora quer conhecer e é passeio obrigatório para quem está visitando a cidade. Pois é um cartão postal e um dos pontos turísticos mais amados. Por isso, não deixe de conhecer o Planetário que fica exatamente lá no parque!

Mas porque ele é tão especial?

Primeiro por ser uma área verde  tão grande dentro de uma metrópole enlouquecida, é um respiro de ar puro. Não à toa é conhecido como o pulmão de São Paulo e claro por oferecer muitas opções de lazer dentro dele. Além de andar, correr, andar de skate ou bicicleta, curtir a natureza ainda tem a Oca com exposições, o MAC, o MAM, o Planetário… são tantas opções que ele vai nos render uma série de posts.

Enquanto não postamos mais coisas sobre o Ibirapuera, que tal dar uma olhada em outro lugar com custo baixo?

Vião geral do Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera visto de cima

O primeiro deles será sobre o Planetário!

Alguns anos atrás (acho que uns 5), eu fui no planetário pela primeira vez. Um dia estava à toa no parque com um ex andando por lá e acabamos no Planetário. Ainda tinha ingressos disponíveis então fomos.

Achei demais! Quando você entra naquela sala redonda, com cadeiras meio inclinadas, não dá pra ter ideia de como vai ser.

Sala do Planetário
Sala do Planetário onde é exibido o céu e as estrelas

Quando acabam todos os recados e a apresentação finalmente começa. É uma sensação muito louca, diria até que é uma experiência meio filosófica. Aquele céu em toda a sua imensidão, parece tão real, tão próximo. A gente se sente pequeno e infinito ao mesmo tempo.

Daquela primeira vez, era uma apresentação geral, falando sobre algumas constelações, e claro não lembro tudo.

Depois ele fechou para reforma por muito tempo, até que em Janeiro de 2016 foi reaberto.

O Planetário de hoje em dia

A Nathalia não conhecia e fomos lá no último fim de semana (28 de maio mais especificamente). Claro que chegamos em cima da hora e quase perdemos.

Frente do Planetário
Planetário visto pelo lado de fora

 

Eles pedem para chegar com 1 hora de antecedência do horário da sessão para pegar os ingressos. Mas, eles têm uma cota de ingressos para gestantes, idosos e deficientes. Caso não usem essa cota, 5 minutos antes de começar a sessão eles liberam esses ingressos para o público em geral. Nessa demos sorte!

Agora o planetário tem uma programação, e nessa sessão que fomos estavam falando sobre os Cometas. Porém, antes nos mostraram como seria o céu de São Paulo sem nuvens, sem toda a luz que a cidade emite e principalmente, sem poluição. Para quem nunca viu um verdadeiro céu estrelado não sabe o que é essa maravilha noturna. Simplesmente maravilhosa!

Exposição de globos
Exposição no Planetário de globos da Terra e de outros planetas

Não vou contar mais sobre o desenrolar da apresentação para não estragar a surpresa. Vai que você pega a sessão dos cometas também, né?

Mas recomendo ir e curtir essa experiência diferente e aproveite para passar na feirinha que rola na Marquise nos fins de semana.

Informações

Onde fica: Parque do Ibirapuera, entrada pelo portão 10. Fica logo depois da Oca.

Quanto tempo: A apresentação leva 40 minutos.

Sessões: Sábados e domingos às 10h, 12h, 15h e 17h. A sessão das 10h é especial para crianças.

Quanto custa: D.E  G.R.A.Ç.A. Chegar no planetário com 30 minutos de antecedência, no mínimo, para retirar o ingresso.

Obs.: Tem uma cota de ingressos para pessoas preferenciais: idosos, gestantes, deficientes físicos, etc.

 

Ama ler, ouvir música, series, passear e viajar! Trabalha como analista de recursos humanos, mas sempre pensando em outras possibilidades e no próximo passeio!

Deixe uma resposta

5 comentários para “Por que ir no Planetário do Parque Ibirapuera?”