Painel na entrada do museu com o nome "Museu de Arte Sacra São Paulo" e dois anjos ornamentados em cada lado

Museu de Arte Sacra: você vai se impressionar com o acervo de história e arte!

Em uma visita ao centro de São Paulo, muitos esquecem do Museu de Arte Sacra que fica na Luz. Uma das principais instituições do Brasil quando se trata de estudo e história da arte sacra.

Moro em São Paulo a minha vida toda e só em 2017 tive o prazer de conhecer esse museu. Mesmo não sendo praticante do catolicismo, amo arte e não poderia ignorar esse lugar.

O acervo é bem vasto, além de ter exposições por temporada, ou seja, um lugar para voltar outras vezes.


Dica: Inclua a Pinacoteca, o Parque da Luz e o Túnel da Rota quando for visitar o Museu de Arte Sacra. Esses três pontos ficam na Luz, assim como o Museu da Arte Sacra!


 

O Museu de Arte Sacra

Pátio do mosteiro da Luz, onde no meio há um pequeno chafariz com vasos de plantas em volta

 

O museu fica na ala esquerda do Mosteiro da Luz, fundado em 1970. Já o mosteiro em si, foi fundado por Frei Galvão (sim, o primeiro santo brasileiro), em 1774! Ainda hoje é um convento de monjas enclausuradas. Tanto é que na entrada você já vê uma capela, muito bonita por sinal. Essa capela foi feita em homagem a Nossa Senhora da Luz.

já sobre o acervo há obras importantíssimas que foram feitas entre os séculos XVI e XX, imagens de santos, prataria muitas outras. Claro que apenas algumas estão expostas para nós vermos, infelizmente.

Falando em mosteiros, há outro mosteiro importante no centro de São Paulo, é o Mosteiro de São Bento. Que tem mais de 400 anos de história!

 

Cursos e atividades gratuitas

Uma coisa legal que ocorre por lá são as atividades para todo o público. Por exemplo, este mês (Jan/2018), haverá a “Desenhança LAB – Laboratório de desenhos para crianças”. No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, terá a “Oficina de pau-a-pique”, onde o público colocará a mão na massa e construirá um muro de pau-a-pique. Assim como eram feitas as construções quando São Paulo nasceu.

 

Imagem de Santo dentro de um altar ornado com vários anjos
Umas das imagens santas expostas no museu

 

Tanto os cursos quanto as demais atividades são relacionadas a arte, religião ou turismo. Há também palestras pagas e outras gratuitas, ambas sujeita a lotação.

Quer saber mais, acesse a lista completa aqui.

 

 

A visita ao Museu de Arte Sacra

Presépio do nascimento de Cristo. Há uma escada de pedras onde muitos sobem, anjos no céu e o bebê no cetro.
Presépio do nascimento de Cristo

A entrada é gratuita nos sábados e só precisa pegar o ingresso direto no museu. A entrada para a exposição fica ao lado.

Passei pelas obras e achei umas muito lindas e outras um pouco diferentes. No início, pensei que fosse menor mas tem bastante coisa para ver. Incluindo peças e artes de outros países, até obras russas que por acaso são lindas!

Mas a parte que mais gostei foi o “Museu do Presépio”. É literalmente uma sala inteira com um presépio que mais parece um quadro de tão bem feito. Um dos lados do presépio conta a história do nascimento de Cristo. Esse museu fica fora do Museu de Arte Sacra, ainda dentro do mosteiro.

Continuando no clima religioso, visite a Catedral da Sé que tem uma cripta cheia de história para contar!

 

Informações

Funcionamento: de terça a domingo das 09h as 17h, sendo que a bilheteria fecha 30 minutos antes do museu.

Ingressos: Gratuito aos sábados e nos outros dias custa R$ 6 inteira e R$ 3 meia entrada.

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo, SP. Estacionamento gratuito na Rua Jorge Miranda, 43

Telefone: (11)3326-3336

Emailmas@museuartesacra.org.br

 

 

Desenvolvedora de aplicativos, leitora de romances históricos e fantasias, apaixonada por animais, voluntária de abrigos para cães e gatos e viaja para escrever mais e incentivar outros a fazerem o mesmo.

Deixe uma resposta

2 comentários para “Museu de Arte Sacra: você vai se impressionar com o acervo de história e arte!”

  1. Amei!!! Não deixo de visitar museus nas minhas viagens porque sou louca por arte! Seu post é muito importante! Quem sabe incentiva mais as pessoas a se interessarem pela cultura e história das cidades! Fiquei encantada com a oficina para as crianças! Se eu estivesse em SP, certamente levaria minha filha!