No post anterior, iniciamos o assunto “Economizar com hospedagens” e citamos o Airbnb e outros. Todos para reservar/alugar quartos por um preço bem mais em conta do que em muitos hotéis.
Hoje prosseguiremos com mais algumas dicas porém, são formas de hospedagem diferentes e que vem fazendo sucesso.
Algumas ainda não são famosas no Brasil, são mais comuns em outros países, principalmente na Europa.
Então vamos lá!
Coachsurfing
1 – O que é?
É uma plataforma para conectar viajantes e assim, compartilhar experiências e culturas. Mas não é só isso, o site também ajuda viajantes a encontrar anfitriões que permitam hospedá-los em sua casa de graça!
A ideia parece um pouco assustadora mas, com algumas pesquisas e até mesmo encontro com sufers na sua cidade, pode mudar a sua opinião.
Já até escrevemos um post especial explicando tudo sobre o Couchsurfing.
Euzinha já estou muito afim de participar desse! Tenho até alguns destinos em mente e vou participar de alguns eventos aqui em São Paulo.
2 – Como usar?
- Se inscreva;
- Importe suas fotos;
- Detalhe seu perfil respondendo todo o questionário que pedem (não obrigatório mas é o ideal para deixar seu perfil mais confiável);
- Conecte-se aos seus amigos;
- Peça a eles que escrevam uma referência sobre você;
- Pague a taxa de verificação: é opcional também mas alguns anfitriões só hospedam quem é verificado. A taxa custa U$ 60,00;
O site é simples de se usar, o que facilita bastante para quem está usando pela primeira vez.
Você notará que no seu estado/cidades haverá eventos para se encontrar com outras pessoas que também estão no couchsurfing. O propósito disso varia desde aprender outro idioma e trocar experiências sobre o couchsurfing.
3 – Quais as formas de pagamento?
Suas experiências de viagens, de vida e companhia. Também pode pagar a taxa (ou não) de U$ 60,00 para ter o selo de perfil verificado.
Essa taxa vale para a vida toda! Então quer viajar bastante e conhecer várias pessoas se hospedando na casa delas: vá em frente e pague que tudo será mais fácil.
Pague usando Paypal ou cartão de crédito.
Workaway.info
1 – O que é?
Perfeito para viajantes que estão dispostos a trabalhar algumas horinhas por dia em troca de hospedagem (as vezes até refeições!). É ou não é um grande jeito de economizar com hospedagens?
O trabalho pode ser desde ajudar na limpeza do hostel/pousada até ajudar em ONGs.
Quer exemplos?
- Trabalhar na recepção do hostel e ajudar nos churrascos de segunda-feira em Salvador
- Trabalhar em uma aldeia ecológica em Gana
- Ajudar a resgatar e cuidar de cachorros na Tailândia
- Ajudar nos cuidados de cavalos na Califórnia
Tem ajuda com crianças na África também. Imagina a experiência de vida se voluntariado nessas causas! Algo que não tem preço. Aqui no Brasil eu sou voluntária de dois abrigos para cachorros e gatos. Posso afirmar que é recompensador ajudar a dar um pouco de felicidade a cada um.
2 – Como usar?
- Faça seu cadastro;
- Deixe seu perfil atrativo com fotos e vídeos mostrando suas experiências. Por exemplo, ajudando em ONGs, criando sites e até mesmo no seu trabalho;
- Procure um anfitrião selecionado o lugar de destino que queira ir;
- Analise todas as informações para ver se o trabalho se encaixa no seu perfil. Não adianta ficar animado(a) na hora e chegando lá a magia acaba por não ser o que realmente te motiva;
- Mande mensagens ao anfitrião tirando todas as suas dúvidas. Ótima oportunidade para não se arrepender depois;
- Mande mensagens para quem já ficou hospedado no lugar que está interessado. Melhor jeito é aprender com as experiências de quem já passou pelo mesmo lugar;
- Faça sua aplicação ao anfitrião e boa sorte!
3 – Quais as formas de pagamento?
Para se hospedar e até ganhar refeições, você só precisará trabalhar algumas horas por dia. Porém precisa pagar uma taxa ao site para se inscrever.
Há duas forma, a taxa para uma pessoa e a taxa para duas pessoas. A primeira custa U$ 29 e a segunda custa U$ 38. Ambas devem ser pagas anualmente.
Pode ser pago com Paypal ou cartão de crédito.
Housesitters
1 – O que é?
Esse é um pouco mais caro mas, perfeito para quem gostaria de se hospedar de graça tendo como única tarefa: cuidar do animal de estimação do anfitrião!!
O que eu acho disso? MEU SONHO.
2 – Como usar?
- Se cadastre e preencha suas informações pessoais;
- Preencha o formulário sobre os animais que você tem experiência em cuidar, os motivos por querer esse tipo de hospedagem;
- Coloque todas as fotos que achar relevantes com seu pet ou dos que você já cuidou;
- Procure seu anfitrião que se encaixe no seu perfil;
Escreva tudo preferencialmente em inglês, caso queira viagem internacional!
3 – Quais as formas de pagamento?
Vamos ao preço que é mais caro que os demais: R$ 400! PORÉM, é uma taxa única e não anual e essa é a vantagem.
Deve ser pago com cartão de crédito.
Extras!!
Worldpackers: Outra opção para quem prefere pagar sua hospedagem trabalhando. O valor? U$ 49 por ano ou U$ 30 por viagem.
WWOOF: Essa é muito específica e ótima para quem gostaria de ajudar em fazendas ou trabalhos ecológicos. As taxas variam de país para país.
E você? Conhece algum outro site que ajuda a economizar com hospedagens?
Desenvolvedora de aplicativos, leitora de romances históricos e fantasias, apaixonada por animais, voluntária de abrigos para cães e gatos e viaja para escrever mais e incentivar outros a fazerem o mesmo.
Sensacional esse post.
Já tinha ouvido falar de couchsurfing mas não fazia ideia do que seria e está super bem explicado.
Quantas opções existem e a gente desconhece, agora só não viaja quem não quer, não é mesmo???
Parabéns Nathalia, amei seu blog.
Pois é! Várias opções e sobre o Couchsurfing fiquei sabendo há um mês e de repente, descobri que alguns amigos já participavam efetivamente!
Tem muita coisa bacana mesmo, para viajar não tem desculpas!
Muito obrigada, Cris! <3
Amei esse post!! Sou uma pessoa da velha guarda, digamos assim, e aprendi muitoooo! Perfeito!! Eu tinha várias dúvidas e agora estão respondidas!!! Parabéns!!!
Que ótimo! Ser da velha guarda não é problema, até porque aprendemos tanto o quanto o mundo pode ser perigoso e essa proposta mexe bastante.
Mas nada que conhecer beeem as pessoas da comunidade para dar uma chance.
Obrigada, Dani!!
Ótimas dicas para quem ama viajar e precisa economizar. Parabéns!