Escola de Arte no Parque da Água Branca

10 motivos para visitar o Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Ótimo parque para todas as idades.

1 – Praça de leitura – PraLer

No Parque da Água Branca é tem ótimo lugar mesmo para ler: tem muitos lugares aconchegantes com acentos de madeira. Claro, cercado de árvores. Achei o lugar bem tranquilo para ler, mesmo tendo um parque para crianças do lado.

Há também, algumas “bibliotecas” com livros infantis. A ideia aqui é incentivar adultos a ler para as crianças (se ela ainda não souber).

Biblioteca infantil
Essas é uma das bibliotecas com livros infantis

Agora em junho/julho é o mês de Festas Juninas e o parque adere a isso. No dia que fui, estava cheio de bandeirinhas e bandeirolas no espaço para ler!

Decoração de festa junina na Praça de Leitura
A praça de leitura está linda, não?!

 

2 – Praça do idoso e Espaço melhor idade

Uma das primeiras coisas que se vê ao chegar (andando um pouco, claro), é o praça do idoso. Fiquei encantada com o lugar! Tem cadeiras com pedal para ajudar nos exercícios moderados, bancos, lago com carpas e outras coisas similares. No dia tinha bastante senhores e senhoras circulando por lá. Mas vi pessoas mais jovens também.

Área do Idoso
É um charme esse lado do Parque!

 

3 – Parque para crianças

No geral, o parque é ótimo para levar a criançada. Além dos brinquedos, há os animais, praça para piquenique, museu e praça de leitura infantil.

Realmente, uma boa parte do público que vi no parque inteiro, era infantil. Pais levando filhos no domingo para passar uma tarde agradável. Crianças correndo e se divertindo, curiosas com as galinhas e os patos.  

Um ótimo lugar para levar filhos, sobrinhos, afilhados. Dá para construir boas memórias, isso posso dizer pois, tenhos ótimas lembranças com minha família nos parques que íamos. Além do mais o Ibirapuera era o parque que mais ia. Falando nele, você já visitou o Planetário? Já falamos dele aqui anteriormente, não deixe de conferir que está demais!

Parque infantil no Parque da Água Branca
Foto por: Melhores destinos

 

4 – Animais: gatos, patos, galinhas e até pavão

O Parque da Água Branca é quase um sítio de tanto animal hahaha. É até uma referência a quantidade enorme de galinhas e galos, tem até um galinheiro no centro do parque. Quando eu digo “muitas galinhas” é realmente MUITAS GALINHAS. SÉRIO!

Há um lago com patos (tem até outros perdidos por aí), e outro lago menos cuidado com carpas. Por sorte vi dois pavões! Pavoas na verdade.

5 – Mugeo – Museu Geológico

Não sabia que tinha um lá e fiquei um surpresa quando vi a placa. Não perdi tempo e fui direto para lá. A entrada é gratuita e eles só pedem para colocar o nome no caderno de visitas.

Nem imaginava que tinha tantas coisas legais expostas: ossos de dinossauros e fósseis de animais mais pequenos. Na entrada já dá para ver alguns ossos de baleia azul! Já no outro cômodo, tem uma coleção grande de pedras e cristais. Sinceramente olhei mais alguns do que outros (na minha cabeça tem muitos parecidos mesmo com nomes diferentes hahaha).

6 – Trilha Pau Brasil 

Outro ponto que fiquei um pouco surpresa. A trilha é apenas uma caminhada curta entre as árvores com seus respectivos nomes. Tem uma boa variedade até, árvores de diferentes partes do mundo e outras do Brasil mesmo, como o Ipê Amarelo.

Andei bastante por lá porque traz uma vibe muito boa.

Entrada para a Trilha do Pau Brasil
Entrada para a trilha é super convidativa!

 

7 – Pergolados

Não é um pergolado qualquer, é O pergolado! enorme e parece beeem antigo. Uma pena não terem reformado ou pintado novamente. Pelo que li na placa, lá é realizado apresentações artísticas e deve ser o máximo!

Só não tive coragem de ficar de baixo por muito tempo pois, tinha várias pombas e o medo de cagarem em mim era maior que minha vontade de apreciar mais. Porém, tinha uma corajosa tirando foto para book, provável de 15 anos. Aposto que ficaram lindas.

Foto do Pergolado
Lindo! Lindo! Pena a foto não ter ficado tão boa 🙁

 

8 – Bambuzal

O Bambuzal é próximo ao Pergolado. Vale a pena a visita e é ótimo para quem quer praticar yoga, tai chi, fazer meditação e outras atividades para o bem estar.

Bambuzal
Tentativa de uma boa foto do Bambuzal, falhei miseravelmente!

 

9 – Curso de moda, beleza e construção civil, além da padaria artesanal

Não imaginava mas os prédios que tem no parque da Água Branca são para os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social. Tudo começou com a Padaria Artesanal e deu tão certo que fizeram os demais. Melhor do que isso é saber que são todos gratuitos.

Prédio da Escola de Moda
Quem diria que nesse prédio lindo tem roupas lindas???

 

10 – Aquário e Arena (equitação)

Decepção sobre esses dois por um único motivo: NÃO SABIA DA EXISTÊNCIA!

Só depois fiquei sabendo que tinha esses dois pontos e fiquei triste por não ter encontrado. Já queria voltar mesmo para o Parque da Água Branca e agora NECESSITO de verdade!

Sem foto porque sou vacilona e não visitei essas duas áreas 🙁

 

Informações

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parqueaguabranca/

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda – São Paulo – SP

CEP: 05001-900

Telefone. 11 3803.4200

Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 20h

Atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17h

Desenvolvedora de aplicativos, leitora de romances históricos e fantasias, apaixonada por animais, voluntária de abrigos para cães e gatos e viaja para escrever mais e incentivar outros a fazerem o mesmo.

Deixe uma resposta

4 comentários para “10 motivos para visitar o Parque da Água Branca”

    1. Muito obrigada!

      Também adoramos parques. Se você tiver alguma indicação, nos diga por favor hahaha

      Queremos conhecer mais parques, a lista ainda está pequena.